capa do post

Time Lapse de estrelas - Dicas de como fazer

Blog | 19981 | 211

Para que curte fotografia e quer dicas de como fazer time lapse de estrelas, separei aqui um post com uma pequeno guia para você entender como eu fiz esse em Caraíva, durante uma noite incrível de céu aberto.

Antes de começar a falar sobre a parte técnica do time lapse, é legal falar sobre o clima ideal para fazer um bom time lapse de estrelas, afinal, fotografar nem sempre é simples como parece e envolve, além de técnicas, um conhecimento sobre a natureza e observação de fenômenos e clima. 


Condição ideal para fazer Time Lapse noturno


O primeiro passo, antes de partir para a parte técnica, é saber escolher um bom local para captar as imagens e montar o time lapse, isso porque, na maioria das vezes, os fotógrafos tentar fazer time lapse perto de casa e dentro da cidade, o que acaba atrapalhando a captura das luzes das estrelas, que estão anos luz de distância da gente :)


Luzes em volta

Saia de perto de locais com iluminação, seja iluminação pública ou até mesmo luzes de carros ou casas. As vezes, se distanciando poucos kms da cidade ou encontrando um parque fechado com árvores, você já vai encontrar o ambiente ideal. É importante observar o céu e perceber pouco a claridade da cidade, quanto mais escuro, melhor. Caso contrário, essas luzes vão causar flaire na sua fotografia e as vezes ofuscar o brilho, a luz das estrelas.


Luz da Lua

Muita gente pensa que fazer time lape em uma dia com lua cheia, vai conseguir um resultado bacana, mas é o oposto! A luz do sol refletida na luz, que está mais próxima da terra do que as estrelas, é bem mais forte e você não consegue equilibrar essa exposição, ou seja, a lua vai estourar ou, se você acertar a fotometria para captar a lua, o céu vai ficar totalmente escuro, sem estrelas. Essa regra só não vale para aqueles dias que a luz aparece no crepúsculo, antes do céu ficar totalmente preto, aí sim, você até consegue equilibrar a iluminação da luz das estrelas com a luz refletida na lua, mas isso seria assunto para um novo post. 

FOTO MAKING OF OU DO AMBIENTE QUE FEZ O TIME LAPSE

Curtiu as dicas?

Para aprender mais sobre fotografia, principamente como editar como um profissional, acesse meu curso online no link abaixo:


Curso de edição de fotografia | EDITPRO